Visita Pascal 2018

O Conselho Pastoral Paroquial, a pedido do pároco fez uma reflexão sobre o compasso. Aí se sublinharam algumas ideias:

• A Páscoa é a principal festa cristã – precisa de ser vivida com a intensidade e o júbilo da nossa fé, devendo ser partilhada por todos os cristãos;
  • A visita pascal constitui uma forte experiência de anúncio pascal;
  • A visita pascal não deve perder a sua força – um dia fortemente vivido é mais aglutinador e interpelante
  • As missas e a visita pascal não devem estar separadas, mas articuladas
  • A presença do pároco na visita pascal é importante, pelo que integrará uma das cruzes na parte da manhã e uma outra cruz da parte de tarde;
  • Os doentes não podem ser esquecidos neste dia, devendo todos eles poder receber a sagrada comunhão – estamos a articular com os ministros extraordinários da comunhão para que assim aconteça;
  • A mudança de dois dias de compasso para um só dia pede uma divulgação ampla e atempada.

Assim, achamos por bem, começar já a divulgar os itinerários que as cruzes vão fazer. A comissão que preparou a visita pascal, orientada pelo Sr. Carlos Matos, dividiu a cidade em sete zonas, tendo cada zona duas ou três cruzes. Nos vários placards da paróquia e capelas haverá também a afixação dos itinerários e das zonas. Na página da paróquia iremos colocar toda esta informação e vamos pedir à imprensa regional que divulgue também os novos itinerários. Este é um primeiro ano dum novo modelo, que merecerá seguramente posterior melhoramento, conforme a reflexão e a avaliação que no fim será feita. Vamos deixar com todos os itinerários que as cruzes vão fazer em cada uma das zonas.

ZONA 1 (CASALDELO) – 3 cruzes

Inicia na Rua do Outeiro (Buciqueira), segue pela Avenida de Casaldelo e ruas adjacentes, até à Rua Vicente Ribeiro e Rua de Escarigo. Depois descem pela Avenida do Brasil até à passagem de nível da CP. Tempo de almoço. De tarde, o compasso inicia na Rua Afonso Henriques (Zé do Vário), na passagem de nível segue para a rua professor Egas Moniz, R. padre António Vieira, seguindo para sul, passando pela zona das Fontainhas, em direção à zona desportiva e dali desce pela rua Eng. Arantes de Oliveira até ao Mercado Municipal.

ZONA 2 (FUNDO DE VILA) - 2 cruzes

Inicia a sul, na Rua dos Chapeleiros, Rua de Cucujães, percorrendo depois todo o espaço entre a Av. Renato Araújo e a Rua de Vale do Vouga (passando pelas habitações de Fundo de Vila), até à Rua Cerqueira de Vasconcelos, fazendo aqui a pausa para almoço. Pelas 14.30h, as cruzes visitarão o lar da terceira idade, a casa de repouso, acamados e lar das crianças. Daqui seguem para a Praça da República e visitam todos os edifícios envolventes. A seguir vão para o Poder Local, Rua Fundo de Vila, e outras e cessa na Rua Infante D. Henrique.

ZONA 3 - 2 cruzes

Tem início a sul, Rua Visconde de S. João da Madeira, Rua Comendador Rainho (e adjacentes) terminarão, possivelmente para almoço, na rua Enedina Garcia e Rua dos Sapateiros. No reinicio, à tarde, percorrerão a Rua da Misericórdia, Rua da Quintã, Vasco da Gama, Visconde e termina na Rua João de Deus.

ZONA 4 – DEVEZA VELHA - 2 cruzes

Uma das cruzes começa junto à Rotunda Amaro da Costa (ao lado do hotel), segue para Rua Dr. Adolfo Coutinho, Rua “O Regional” e Rua das Pedreiras. A outra cruz sai da Rua de Fundões e percorre todas as ruas da Deveza Velha e as duas cruzes vão encontrar-se no largo da rua das Pedreiras, com pausa para o almoço. De tarde, vão estar na Avenida da Liberdade, Rua das Travessas, Rua do Emigrante, terminando na Rua Domingos José de Oliveira.

ZONA 5 – 2 cruzes

Uma das cruzes sai da Rua de S. José, segue pela Rua António Henriques, Rua Serpa Pinto (e subjacentes destas), Rua Alão de Morais e outras. A segunda cruz parte da Avenida da Buciqueira, passa na Rua da Fundição, António Oliveira Júnior e poderão encontrar-se na Rua Guerra Junqueiro, dirigindo-se para o largo do Quartel dos Bombeiros, onde fazem pausa para o almoço. De regresso, seguem em conjunto por todas as ruas em direção ao centro da Praça e terminam no largo do Souto.

ZONA 6 – 2 cruzes

Descem a Avenida da Liberdade (até à rotunda das Torres de Pedra), seguindo para Rua do vale, subindo para a zona do espadanal, continuando para as ruas Afonso de Albuquerque, Rua de Jaime Afreixo e travessas, fazendo aqui pausa para almoço. Da parte de tarde, mantêm-se na Rua Jaime Afreixo, Rua Columbano, Rua Soares dos Reis e depois seguem para a Rua Dr. Serafim Leite, Rua Dr. Sá Carneiro (e próximas), terminando no largo do Souto.

ZONA 7 - PARRINHO – 2 cruzes

Começa na Rua Milheirós de Poiares e Rua do Parrinho (sobem toda a encosta do lugar do Parrinho), e poderá terminar para almoço na Rua José Régio ou próximas. De tarde, Rua da Mourisca, R. José Soares da Silva, Mourisca, Rua Condestável, Rua das Águas e Rua da Pedra, onde terminará.

OBSERVAÇÕES:

• O Compasso começa às 9h.
  • As referências às pausas para almoço são apenas uma previsão. Às 12h, o compasso interrompe para as missas na Igreja e nas capelas.
  • Há missa na Igreja Matriz às 8h, 12h e 19h, para encerramento do compasso.
  • A oferta (folar da Páscoa) será este ano destinada para as obras do interior da Capela de Santo António – agradecemos a vossa generosidade.